sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Vênus dourada

O uísque é, sem dúvida, a unanimidade entre os amantes de um bom trago. É uma bebida sedutora e sofisticada. E também perigosa. Definitivamente, o seu consumo não é um terreno para amadores. E a cautela é sempre a melhor conselheira. Falo isso com conhecimento de causa, pois já me deixei cair nas graças do destilado. Logo eu, um ingênuo e moderado consumidor de cerveja.
Estava participando de uma festa importante, por onde desfilavam bandejas do mais fino scotch. Não suportei a tentação e me curvei a essa vênus dourada em forma líquida. O que me rendeu, numa madrugada chuvosa, um carro enfiado num poste, alguns cortes na boca e uma “tromba de anta” causada pelo inchaço no lábio superior. Além do prejuízo e os arranhões, não me restaram maiores traumas. Mas o recado foi dado.
O RYE CANADENSE

Traumas à parte, apresento aos blogueiros, devotos da bebida, o uísque canadense. Conhecido como rye (centeio em inglês) é bem semelhante ao bourbon americano. Na sua fermentação é usado o centeio em grãos, juntamente com o centeio fermentado, mais o milho e a cevada maltada. Trata-se de um uísque de misturas, que apresenta uma característica mais leve e menos encorpada. A maturação é feita em tonéis de carvalho por onde já passaram os bourbons.

A província de Ontário é conhecida como o berço do rye. Foi na cidade de Kingston, entre Toronto e Ottawa, que foram criadas as primeiras destilarias canadenses, na metade do século XVIII. As marcas mais populares são o Canadian Club e o Crown Royal. Um outro rye também famoso por aqui, é o Alberta Premium, produzido em Calgary, na província de Alberta. Ele foi o vencedor por duas vezes consecutivas (2006 e 2007) como o “Whisky Canadense do Ano”.

Por Lenício Siqueira

4 comentários:

  1. Gostei da "vênus dourada", apelido perfeito. Texto muito elucidadativo.Parabéns! Sou fã de um whisky, quero experimentar esse rye. Onde encontro aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Entao quer dizer que estás no berço do Rye ..Tá bem ,estas bien companheiro!!
    um abraço!
    glaucia

    ResponderExcluir
  3. Como visitante número 4000, aproveito para dizer que o blog está ficando cada dia melhor!!
    Lenício, realmente o texto está muito elucidativo, como bem disse o Nelson!
    Embora eu não beba, adorei saber dos detalhes.
    É isso que torna um blog interessante: curiosidades, de um mesmo tema, mas que agrada a todos!
    Meninos, vida longa ao buteco!!

    ResponderExcluir
  4. Caro Nelson,
    Obrigado por prestigiar o blog e também pelo seu comentário. Infelizmente eu não sei onde no Brasil você pode comprar o Rye. Mas encontrei na internet o site da Sociedade Brasileira do Whisky (http://www.sbw.org.br/home.html). Talvez lá eles possam indicar onde encontrar a bebida. Eles dispõem de um "fale conosco" no site.
    Espero que obtenha sucesso!

    ResponderExcluir