sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dia de beber é terça-feira

A cada dia que passa, cresce a certeza de que sexta-feira não foi feita para se ir ao buteco. Há muito tempo já elegi a terça-feira como o melhor dia da semana para se frequentar o balcão do meu bar preferido. E todo profissional do copo lagoinha, no fundo, vai concordar. Aí, 10 justificativas para essa loucura.
1 – Barulho infernal

Os amadores ficam tontos rapidamente e, como todo bêbado amador, gritam ao falar.

2 – Prosa ruim

É o dia que tradicionalmente a turma do escritório sai junta e o papo é sempre trabalho.

3 – Cerveja quente
Geralmente é o dia que chega o estoque novo de cerveja no bar para garantir o final de semana. Não adianta se enganar: ela não ficará gelada a tempo.
4 – Falta de exclusividade

Com as mesas lotadas, dificilmente o garçom-amigo terá tempo para lhe dedicar aquele atendimento preferencial.

5 – Falta de espaço

Os amadores que adoram se passar por profissionais, com certeza, irão ocupar aquele seu espaço de sempre no balcão do buteco.

6 – Pito sem necessidade

Beber sexta-feira pode lhe render uma cara amarrada da patroa. Certamente, ela não vai acreditar que você saiu na véspera de final de semana para beber com os barrigudos de sempre. Ela vai pensar que você foi esticar com a secretária no motel, por mais que isso nunca tenha passado pela sua cabeça.

7 – Cardápio fraco

E se você é solteiro, o butecão é o pior lugar para se ir na sexta-feira, pois as gatinhas não estarão lá. Estarão em casa se perfumando para só sair mais tarde. Elas nunca vão escolher o seu buteco copo sujo para azarar na sexta-feira à noite, né?

8 – Ganhar experiência

E se você realmente dá as suas escapulidas, vá mesmo tomar uma cervejinha na hidromassagem do motel e volte só na segunda-feira para contar tudo aos companheiros.

9 - Ressaca fora de hora

Beber na sexta-feira pode lhe render uma ressaca monstra na manhã de sábado e atrapalhar aquela boa cervejinha antes do almoço, lendo um jornalzinho com o solzinho gostoso de início de final de semana.

10 – Solidão etílica

E o mais importante de tudo. Assim como você deveria ter feito, todos os seus companheiros profissionais de prosa da segunda, terça e quarta-feira já terão seguido essas dicas e nunca estarão no buteco na sexta-feira para conversar contigo.

Por Gustavo Nolasco
Foto:Lenício Siqueira

2 comentários:

  1. Maravilha. espetáculo de texto...isso é um assunto de buteco

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Roberto. Acho que o texto mostra tudo que eu penso. Muitas vezes a gente fica puto com comportamento de alguns "butequeiros". Mas eu ainda acrescentaria como primeiro ítem a dificuldade pra estacionar e o aborrecimento de ser achacado por flanelinhas.
    Outra coisa, acho também que buteco tem espaço pra todo tipo de assunto. Até agora tudo que vi aqui pode ser falado num buteco.

    Valeu!

    ResponderExcluir