quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Saudosa Maloca

Esse vídeo é uma raridade garimpada no YouTube. A versão é de altíssima qualidade. Foi gravado em 1978 no Bar da Carmela, no bairro do Bexiga, em São Paulo. Os personagens: Adoniran Barbosa e Elis Regina. A Carmela é a senhora de cabelos brancos, de vestido, que aparece em pé no fundo do Buteco ao lado da velha geladeira. Ela era conhecida por fazer a melhor braciolla do pedaço. Braciolla em outras regiões do Brasil seria o equivalente ao bife a rolê. Ingrediente indispensável em qualquer vitrine de bar.
Mesmo que não tenha vivido essa época, vale a pena preparar um tira-gosto (que seja azeitona), abrir uma cerveja, acomodar-se confortavelmente diante do computador e mergulhar no tempo. Foi o que eu fiz. São 10 minutos da mais pura brasilidade. Preste atenção nos detalhes: a balança no balcão, a garrafa de cinzano na prateleira, o rádio antigo, o bule de café, o freezer da Kibon, e obviamente, as várias garrafas de Antarctica espalhadas sobre a mesa de fórmica. É incrível como o buteco sobrevive gerações na nossa cultura como o melhor e mais eficiente instrumento de socialização.
Vida longa aos butecos! Vida longa à cultura brasileira!

Por Lenício Siqueira


Um comentário:

  1. Verdadeira obra-prima. Um achado da cultura nacional. Vejam a simplicidade em que produziam esses vídeos. Nem parece que tem uma câmara ali na frente. Só o contexto, o rico conteúdo, bastava.Bem no estilo "a vida como ela é". Ao contrário dos dias de hoje, onde apelam muito para o cenário com produções caras e o conteúdo deixa muito a desejar.

    Grande iniciativa. parabéns ao blog!

    ResponderExcluir