quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Enganando o siri

Uma das entradas mais saborosas para acompanhar uma boa cerveja gelada é a famosa casquinha de siri. Tem sabor de praia, tem cheiro de praia. O problema todo da casquinha de siri, na verdade, é o siri. O bichinho é difícil de encontrar, de manusear e de limpar.
Se você não tem à mão a carne pronta para fazer a casquinha, a solução é procurar um restaurante que ofereça essa delícia muito bem feita, onde alguém já se incumbiu de todo o processo da limpeza do marisco.
Agora, se você quiser desfrutar deste prazer à beira da piscina, use bacalhau no lugar do siri. Você vai ter um resultado semelhante e não vai fazer feio com seus convidados. A receita é simples e deliciosa. Talvez o mais difícil aqui seja comprar as casquinhas de vieiras, possível de encontrar nas casas especializadas em peixes. Na hora da compra, leve logo pelo menos duas dúzias das conchas, para garantir que você e os convidados possam repetir a delícia.

Ingredientes
500g de bacalhau sem sal limpo e desfiado
1 cebola ralada
Pimentões - verde e amarelo - bem picados
Farinha de rosca e queijo parmesão ralado
Cheiro verde
Leite de coco
Azeite e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Desfiar 500 g de bacalhau, retirando pele e espinha. Refogar a cebola e os pimentões no azeite. Quando estiverem bem macios, juntar o bacalhau e os temperos a gosto. Deixar cozinhar por alguns minutos e acrescentar o leite de coco. Retirar do fogo e distribuir o recheio nas casquinhas. Cobrir com a mistura de farinha de rosca e o queijo parmesão. Levar ao forno para gratinar. Esta quantidade de bacalhau rende até 20 casquinhas.

Por André Gobira (texto e foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário