domingo, 11 de janeiro de 2009

Madame Satã... símbolo da boemia

Do livro "O REI DA LAPA Madame Satã e a Malandragem Carioca":

De modo dramático, a navalha acena para a conquista da fama, garantia de respeito e defesa da honra como aquilo que o malandro faz. Trata-se de um recurso de valorização pessoal que os despossuídos de bens e de riquezas encontram para se fazerem respeitados.
Por Gilmar Rocha

Foto capa: Lenício Siqueira

4 comentários:

  1. Estive na famosa lapa em outubro ultimo..
    o bicho pega mesmo ..rsrs nao eh lenda nao!!

    ResponderExcluir
  2. Tive o grande prazer de ser aluno do Gilmar na PUC. Depois de tomar pau duas vezes em Antropologia por não suportar o ar de soberba do antigo professor, o camarada Gilmar não só matou a pau nas aulas, como me fez ter o prazer de descobrir o mundo fascinante da Antropologia! Que bom contar com ele aqui na nossa mesa de buteco....

    ResponderExcluir
  3. Gilmar é de fato um grande companheiro de buteco. Atrás daquele jeito sério tem um cara formidável. É também um estudioso de primeira linha. E para quem tem a curiosidade de entender a malandragem carioca, não pode deixar de ler esse livro. Me sinto honrado pelo privilégio de ter produzido a foto da capa.

    ResponderExcluir
  4. Formidável a aula do Gilmar!!! Consegue hipnotizar os alunos...e mais: Um grande intelectual; e essa cara de sério e bravo é o charme dele. Adoruuu!!

    ResponderExcluir