domingo, 11 de janeiro de 2009

Simbiose com tempero na medida certa

Estive ontem no Desde 1999, um bar em Belo Horizonte, bairro Santa Tereza, na rua Mármore, um quarteirão e meio depois da igreja da praça Duque de Caxias. Fica em uma pequena casa de uns setenta anos, modificada, com banheiros horrorosos no subsolo. A cerveja é gelada, mas o tira-gosto é no estilo pastel de angu e quibe industrializado. Isso não era problema até novembro, quando um desses arrojados microempresários do setor de alimentação de rua (camelôs), que fazia churrasquinho em frente ao bar, decidiu encerrar as atividades. O camarada tinha ainda cachorro quente e algum tipo de massa que não me lembro qual era. O Desde e o microempresário funcionavam em simbiose. A turma tomava uma no bar e pedia o churrasco do outro lado. Minutos depois, o rapaz atravessava a rua com o espeto e cobrava diretamente na mesa. Na maior sintonia.
Agora, a opção para quem não quiser encarar o pastel de angu e o quibe de linha de produção intensiva é a lanchonete que tem ao lado do Desde. Lá tem a tal pizza em cone, ou de cone, que não é ruim. Funciona no mesmo esquema do finado churrasco. Você pede na lanchonete e o rapaz leva no bar para você. Quintas e sextas são os dias mais movimentados no Desde. Ficam lotados o balcão, o pequeno salão, a calçada e até parte da rua.

Por Leonardo Augusto
Foto e interferência digital: Lenício Siqueira

Um comentário:

  1. O Desde, na verdade Desde 1999, nome oficial do bar, referência a sua data de fundação, também tem uma música ótima. Segundo o dono do bar é "indie". Na quinta-feira fica lotado e as mesas se estendem pelo asfalto. Só dá a turminha descolada.É bem legal.

    ResponderExcluir