Du Cará, na verdade, é um filé ao molho de uvas e jabuticaba, acompanhado de cará recheado com taioba e anéis de cebola. Uma delícia. Combinação perfeita. Essa se tornou uma das minhas receitas preferidas, já oferecida por mim a uma legião de amigos, novos e antigos. Claro que fiz as minhas adaptações para facilitar o meu processo e agradar ao meu paladar e ainda retirei acompanhamentos mais calóricos como os anéis de cebola. Aqui, vou passar a receita de uma forma fácil de preparar, sem grandes complicações.
Tenha à mão os seguintes ingredientes: uma peça de filé mignon;
O preparo é simples, com etapas definidas e práticas.
1 - Tempere o filé com sal e alho e molho inglês. Coloque numa assadeira e cobrir com pedaços de manteiga gelada. Reserve.
2 - Cozinhe o cará em água com um pouco de sal. Depois de cozido, passe o cará no espremedor de batata. Enquanto isso, leve o filé ao forno quente.
3 - Junte o cará, a manteiga, o leite e leve ao fogo. Cozinhe mexendo até virar um purê. Por último, junte duas colheres de sopa de queijo parmesão, o creme de leite e sal.
4 - Numa frigideira, passe levemente as folhas de taioba rasgadas em um pouco de manteiga. Forre um pirex com purê, cubra com as folhas de taioba e, em seguida, nova camada de purê. Cubra com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.
5 – Assim que o filé estiver no ponto desejado, retire a assadeira do forno e reserve. Na mesma assadeira, junte uma colher de manteiga, cebola ralada, duas colheres de geléia de jabuticaba, pimenta do reino, um copo de água e um pouco de farinha de trigo. Deixar reduzir. Acrescente por último as uvas verdes descascadas, sem sementes e partidas ao meio. Cobrir o filé com esse molho. Sirva nos recipientes separados ou nos pratos individuais a seu critério. Acompanha arroz branco.
Por André Gobira
Poxa vida!!! Bom demais ter o Gobira por aqui na nossa mesa de buteco. Só assim mesmo, porque na mesa real, ele nunca aparece....Juntando as receitas dele com as do Lenício, isso aqui vai dar água na boca!!! Seja bem vindo, Gogô
ResponderExcluirPois é... Tenho certeza que será um colaborador que vai deixar inquieto o estômago de qualquer freguês.
ResponderExcluirLendo essa receita já dei uma salivada aqui. Taioba... huuummm que saudade! Isso aqui no Canadá é impossível. Imagina a tortura que é ler essa receita.
Vou ter que tomar mais uma Moosehead pra saudade passar.
Por favor, dá próxima coloquem uma receita e uma foto piorzinha....fiquei parecendo louca aqui lambendo a tela do computador. Parabéns pela receita maravilha e o texto explicativo perfeito
ResponderExcluirJá tive a oportunidade de experimentar e me deliciar! Fantástica a receita e o preparo!
ResponderExcluirParabens pelo blog e pelo post!
Leonardo (tu existe, cara??), Gustavo e Lenício,
ResponderExcluirMuito bacana a idéia de fazer um blog sobre buteco, a seis mãos e, ainda, com um brazuca encravado no Norte das Américas. Coisa de jornalistas mesmo.
Acho que lembro de ver o Gustavo pelos corredores da PUC ou sei lá onde. O Leonardo ia pra aula com um raio de um gel no cabelo todo dia e acabou ganhando o apelido de "Penteadinho" (pela foto do perfil, o tal penteado foi pro brejo...), combinando com a bolsa Samsonite que usava. Já o Lenício, bem, tem política no meio, aí é assunto para outro comentário...
A foto deste post é de encher os olhos e aumentar o apetite (e olha que acabei de almoçar).
Parabéns aos três!
João Flávio.
Matheus, bom vc aqui na nossa mesa de buteco. Sei que tem uma coleção de fotos nos butecos. Estamos esperando a suas colaborações também. Abraço
ResponderExcluirGobira, cozinheiro de mão cheia? Não sabia..escondendo da sua amiga né? Pena que nem com receita esta jornalista aqui consegue cozinhar,nossa, um fracasso. Só consigo mesmo apreciar!! beijos e parabéns a todos
ResponderExcluir