terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bodeguita de la Revolucíon - Capítulo 1

Dar dicas de passeios e do mundo etílico de Havana, remete logo aos pontos turísticos da Revolução comandada pelos comandantes Fidel, Cienfuegos e Che; assim como aos famosos drinks Daiquiri, Mojito, Cuba Libre e Piña Colada.
Enganam-se os socialistas e os imperialistas. Vamos começar por um assunto, digamos, “estranho” ao mundo cubano na visão de fora da Ilha: a cerveja!
Sim, companheiro! Cuba tem excelentes cervejas. Só a título de informação, em toda a capital cubana, você poderá tomar a importada Heineker. Mas só mesmo um amador ou um diretor da multinacional para ir a Cuba e beber Heineker, não é mesmo?
A Cervecería Bucanero S.A. (CBSA), indústria do governo cubano, produz as duas cervejas cubanas: Cristal e Bucanero. Fundada no início da década de 80, com tecnologia alemã, a fábrica da CBSA está instalada em Holguín, cidade ao leste de Havana que os próprios cubanos intitulam como uma região “que disfruta del agua de la mejor calidad del país”.
Já na minha chegada ao aeroporto José Martí, em Havana, fui experimentar as duas, pois precisava me decidir o quanto antes sobre qual seria a minha companheira durante a estadia na Ilha.
A Bucanero é uma cerveja mais forte, encorpada e com o gosto dos ingredientes mais firme. Seu teor alcoolico é de 5,4%, superior às mais fortes brasileiras, como Original e Bohemia, ambas com 5,07%. Perdendo apenas para a Serramalte (5,51%).
A Cristal é mais leve, refrescante e lembra mais as cervejas típicas dos verões brasileiros, como a Skol, Brahma e Bavaria. Seu teor alcoólico também é mais suave (4,9%), o mesmo da Antartica e pouco superior ao da Skol e da Brahma.
Fiquei com a Cristal, conhecida entre os hermanos da Ilha como “La preferida de Cuba”.
Como primeira dica – obrigação, na verdade -, digo para não deixarem de beber muitas cervejas cubanas quando estiverem na Ilha. São muito boas e não perdem em nada para as capitalistas.
Detalhe: você não encontrará as tradicionais garrafas de 600 ml. Tanto a Bucanero quanto a Cristal são vendidas apenas em latinhas ou long neck. Uma tristeza...
Nos hotéis e restaurantes famosos, você pagará até 3 Pesos Convertidos por cada uma. Já nos mercados e bares voltados para cubanos, ela é tabelada em 1,25 Pesos Cubanos.
Faça a escolha. No meu caso, troquei Pesos Covertidos por Pesos Cubanos (o que é ilegal), fui aos mercados e enchi meu frigobar de Cristal!

Por Gustavo Nolasco

3 comentários:

  1. Cuba que me aguarde. Ainda este ano estarei numa bodequita de Havana tomando uma geladinha dessa.

    ResponderExcluir
  2. Nolasco, em Cuba fiz questão de ficar no mojito, na La Bodeguita del Médio. Depois do terceiro drinque criei coragem de escrever meu nome entre os famosos nas paredes do bar. Que audácia! Agora vc tem que experimentar a melhor cerveja do mundo, meio morena que nem o povo do nosso Brasil, em Niagara Falls, no Canadá do Lenício. É do céu.

    ResponderExcluir
  3. Fátima, relutei muito em entrar no Bodeguita del Medio porque estava apinhado de turistas europeus, transformando o balcão do buteco num zoologico. Mas entrei...E como vc mesma pode sentir, Hemingway estava certíssimo: não existe mojito no mundo melhor do que o da Bodeguita. Ainda bem que deixei o preconceito contra butecos turistões e conheci o mojito da Bodeguita...E quanto à cerveja, vamos ver se o Lenício traz essa para mim aqui no Brasil.

    ResponderExcluir