sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A arte de beber

Na pausa para o cafezinho, vamos falar de uma cerveja diferente. Apresento a Coffee Porter, fabricada pela Mill Street Brewery. Uma pequena cervejaria localizada em Toronto, no Canadá.
Essa cerveja pode parecer, a princípio, bizarra para o nosso gosto. Mas o aroma é muito familiar. Por ser uma porter, pressupõe-se que seja uma cerveja encorpada e com sabor marcante. Até aí, nenhuma novidade. O inusitado está na maneira que ela é fabricada.Usa-se café torrado no processo de fermentação. O resultado é fascinante. Os sabores são bem equilabrados. Eu arriscaria dizer que lembra uma Guinness com um toque matinal. Não se trata de uma cerveja para ser consumida em rodadas de buteco nas noites quentes de verão. É mais indicada como sobremesa depois de um bom jantar. Os especialistas recomendam tomá-la acompanhada de um pedaço de chocolate meio amargo de boa qualidade.
Vale à pena apreciar todos os detalhes dessa bebida: aroma, cor e sabor. Se você fechar os olhos e cheirar a cerveja sentirá tanto o aroma da cevada como do café. O que pode provocar uma confusão mental. Pois não saberá se está no Café Nice em Belo Horizonte, ou no buteco que costuma frequentar na esquina de casa.

Por Lenício Siqueira (texto e foto)

4 comentários:

  1. Não entendi. Quer dizer que neste blog/buteco se para com o objetivo de tomar café? Eu hein!?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Só que o nosso café é um pouquinho diferente. Nele tem cevada, dá espuma e deixa bêbado. rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Isso...e um pouco de cultura também, não é? Não custa aprender sobre novas cervas

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, bom encontrar vocês nesse buteco!
    Prosear um pouco, chorar as mágoas e celebrar as alegrias...
    O que não falta nesse buteco é um brinde a Vida, à minha, à sua, a nossa!!!
    Grande beijo.
    Beré
    Betim/MG/Brasil

    ResponderExcluir