Butecar é sinônimo de cerveja gelada, bom papo, mas também de um bom tira-gosto. Se algum dia você voltar para casa com uma vontade de repetir aquela porção que experimentou em um buteco, saiba que você foi fisgado e que pode se tornar assíduo freqüentador daquele lugar. Esse talvez seja o principal segredo para trazer o cliente de volta ao bar.
Alguns proprietários não se importam em contar como preparar o molho, como temperar a carne e acabam liberando alguns segredinhos. Chegam até mesmo a liberar toda a receita no próprio cardápio, o que facilita a nossa investida
em casa. Numa dessas edições do Comida di Buteco, festival realizado
em Belo Horizonte, do qual já participei por duas vezes da comissão julgadora, peguei uma receita de um dos tira-gostos concorrentes, “Du Cará”, no bar Amigos e Antigos, quando ainda era ali ao lado do Clube Jaraguá, aliás, de onde nunca deveria ter saído.
Du Cará, na verdade, é um filé ao molho de uvas e jabuticaba, acompanhado de cará recheado com taioba e anéis de cebola. Uma delícia. Combinação perfeita. Essa se tornou uma das minhas receitas preferidas, já oferecida por mim a uma legião de amigos, novos e antigos. Claro que fiz as minhas adaptações para facilitar o meu processo e agradar ao meu paladar e ainda retirei acompanhamentos mais calóricos como os anéis de cebola. Aqui, vou passar a receita de uma forma fácil de preparar, sem grandes complicações.
Tenha à mão os seguintes ingredientes: uma peça de filé mignon; 250 g de manteiga; 8 carás grandes; 200 ml de leite; 1 caixa de creme de leite; queijo parmesão; sal; uvas verdes; pimenta do reino; farinha de trigo; um molho de folhas de taioba e geléia de jabuticaba caseira (esses dois últimos são os ingredientes mais difíceis de encontrar em supermercados, mas não no Mercado Central de Belo Horizonte).
O preparo é simples, com etapas definidas e práticas.
1 - Tempere o filé com sal e alho e molho inglês. Coloque numa assadeira e cobrir com pedaços de manteiga gelada. Reserve.
2 - Cozinhe o cará em água com um pouco de sal. Depois de cozido, passe o cará no espremedor de batata. Enquanto isso, leve o filé ao forno quente.
3 - Junte o cará, a manteiga, o leite e leve ao fogo. Cozinhe mexendo até virar um purê. Por último, junte duas colheres de sopa de queijo parmesão, o creme de leite e sal.
4 - Numa frigideira, passe levemente as folhas de taioba rasgadas em um pouco de manteiga. Forre um pirex com purê, cubra com as folhas de taioba e, em seguida, nova camada de purê. Cubra com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.
5 – Assim que o filé estiver no ponto desejado, retire a assadeira do forno e reserve. Na mesma assadeira, junte uma colher de manteiga, cebola ralada, duas colheres de geléia de jabuticaba, pimenta do reino, um copo de água e um pouco de farinha de trigo. Deixar reduzir. Acrescente por último as uvas verdes descascadas, sem sementes e partidas ao meio. Cobrir o filé com esse molho. Sirva nos recipientes separados ou nos pratos individuais a seu critério. Acompanha arroz branco.
Por André Gobira