quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Bem-vindo ao mundo do bacalhau


Um mundo de sabores se abre quando a vedete da mesa é o bacalhau. Do mais prosaico bolinho, preferência nacional em bares e botecos, até as tradicionais bacalhoadas, presentes nas casas dos brasileiros, geralmente, aos domingos ou na Semana Santa.
Fato é que esse saboroso peixe nórdico, milenar na sua história, revolucionou a alimentação em todo o mundo. O método de conservação da carne à base do sal garantiu comida a todos os desbravadores que navegavam dias e dias pelos mares em busca de novas conquistas.
Vindos da Europa, os portugueses nos ensinaram a comer e a preparar esse peixe seco em suas variadas receitas, o que acabou nos introduzindo uma identidade portuguesa ao bacalhau, preparado à base do azeite, azeitonas e batatas. Isso, no entanto, não nos impede de experimentar o novo, combinando especiarias e ingredientes jamais usados nas receitas tradicionais como curry, gengibre, cogumelos e leite de coco.
Há quem proteste, mas nada melhor para surpreender os tradicionalistas do que esta deliciosa receita de bacalhau com um toque bem oriental. O preparo é prático, basta seguir o passo-a-passo. O resultado, uma explosão de cores e sabores.

Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado, limpo e em lascas grandes
1 kg de batata bolinha cozida sem casca
2 cebolas picadas
10 champignons de Paris e seis shitakes fatiados
3 pimentões coloridos (verde, amarelo e vermelho)
1 colher de gengibre ralado grosso
2 colheres de curry
250 ml de leite de côco
Azeitonas verdes e pretas
Azeite à vontade
Pimenta-do-reino a gosto (triturada e em grãos)

Modo de preparar
1 - Numa panela ampla, esquentar o azeite e fritar, por alguns minutos, parte das cebolas e pimentões cortados em tiras finas (Julienne) e o gengibre.
2 e 3 - Em seguida, acrescentar as lascas de bacalhau e mais outra parte das cebolas e pimentões.
Regar com azeite.
4 - Deixar mais alguns minutos e acrescentar as batatas previamente cozidas, os cogumelos e, por último, o restante das cebolas e pimentões. Pimenta a gosto.
5 - Cobrir com o curry dissolvido em um pouco de água. Ralar um pouco mais de gengibre por cima. Deixar cozinhar mais alguns minutos e distribuir as azeitonas na panela. Evitar mexer para o bacalhau não desmanchar.
5 – Por último, acrescentar o leite de côco e esperar o caldo engrossar.
Para quem quiser navegar pelo mundo do bacalhau, seguem esses endereços:
www.1001receitas.com
www.bacalhau.com.br

http://www.noruega.org.br/culture/Bacalhau/

Por André Gobira (texto e foto)

Um comentário:

  1. Gobira, a receita parece ser boa. E diferente. Nunca comi bacalhau com curry. Já que você lembrou do bolinho de bacalhau, fica uma dica: O bolinho de bacalhau do Braseiro, no Rio de Janeiro, que o garçom espeta e esquenta na brasa. Delicioso. BJ

    ResponderExcluir