quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A substituição do galeto carioca


Quebrei um tabu nesta minha última visita ao Rio de Janeiro. Há cerca de 15 anos frequentava o que acreditava ser o bar com o melhor galeto na cidade: o Braseiro, na Domingos Ferreira, 214, em Copacabana. E para lá me dirigi no meio e uma tarde de segunda-feira. Cerveja gelada, galeto assado na brasa, arroz, batatas fritas e um vinagrete. Tudo servido em um balcão com não mais que uns trinta bancos, daqueles pregados no chão. Coisa do destino, o bar estava lotado e com fila na porta. Ao ver a cena, minha companheira Alessandra, que quando o assunto é tomar uma e comer bem sempre se movimenta mais do que o normal, teve um rompante e atravessou a rua. Fiquei um tempo parado, esperando o que a companheira ia arrumar. Ela entrou em um local – mesmo estando próximo não consegui identificar qual era –, saiu e deu um berro: "ô, Leo, aqui!". Caminhei e percebi que a companheira tinha encontrado o Craque do Galeto. Não vou jogar fora 15 anos de relação com o Braseiro, mas daquele sábado em diante, passou a ser aquela namorada que você, ao vê-la do outro lado da rua, apenas grita, "tudo bem?". A diferença entre o Braseiro e o Craque é percebida nos detalhes. A comida é basicamente a mesma. No tempero, porém, a mais recente descoberta da Alessandra no Rio dá de dez. O ponto contra no Craque está relacionado à ventilação. O local tem apenas uma porta, é mais comprido que o Braseiro e não tem janelas. A "refrigeração" é feita por um conjunto de ventiladores, ao passo que, no rival da frente, com duas portas e mais próximo da calçada, o calor fica mais ameno. Infelizmente, não temos fotos do Craque do Galeto. A companheira Alessandra, responsável pelo controle da máquina fotográfica, não comprou pilhas para o equipamento. Já as do Braseiro, feitas um dia antes, estão aí.

Por Leonardo Augusto
Fotos:Alessandra Siqueira

7 comentários:

  1. Pô, me deu uma vontade de comer um galeto desse…
    Olha que interessante.... Quem domina essa área aqui são os portugueses. Aqui em London mesmo tem um lugar que chama “Império dos Frangos”. Famoso pelos galetos. Busy all the time! Fiquei pensando, como é forte a influência lusitana na cidade do Rio de Janeiro. Com certeza isso chegou lá com a transferência da corte para o Brasil. Afinal, sabemos que Dom João era um fanático por frango assado.

    ResponderExcluir
  2. A Alessandra reclamou da forma de tratamento "companheira" que dispenso a ela. Prometo que daqui para frente vai ser só "amor", tá bom? Taí registrado. Beijos, te amo.

    ResponderExcluir
  3. hahahahahha......isso que é pressão. A Baixinha já fez o mesmo comigo com o sigilo modo que a chamava: patroa. Também já mudei...

    ResponderExcluir
  4. Um belo dia meu amado marido me convidou para comer um Galeto em Copacabana , achei que fosse como varios Galetos que já comi ,mas ele falou que eu nunca tinha comido um igual aquele. Tá fomos chegando lá achei o lugar "meio sem graça" mas mesmo assim resolvi experimentar ,e então percebi que as aparencias enganam porque eu nunca tinha comido tão bem igual eu comi lá .
    Obrigada Braseiro por vocês existirem .
    Eu sempre que posso voltao para comer um galetinho . não dar para ir sempre pois moro em NOVA IGUAÇÚ. Mas vale a pena a distância. Um Abraço a todos que fazem parte dessa história. Até qualquer dia Aline...

    ResponderExcluir
  5. Mudei para o Humaitá. Anteontem tava vindo do trabalho pra casa de carro, maior engarrafamento, passa a moto: "Braseiro galetos". Fiquei com a maior vontade. Procurei no Google hoje, domingo, achei a dica do Chicô Gouveia na Veja, é mole?, liguei pro Braseiro e pedi o galeto. Vamos ver o nível do rango. Beijos para todos.

    ResponderExcluir
  6. Em mais uma noite de nostalgia de um carioca atualmente escondido no interior da Bahia, abri o site do Google e comecei a digitar contra filet Oswaldo Aranha e posteriormente Galeto Carioca. Todos os dois pratos fazem parte de minha vida. Eu, meus pais e minha irmã mais nova, costumávamos sempre comer galeto em um restaurante que fica ou ficava na Cinelândia(centro do Rio). Pra mim o galeto feito noRio é imcomparável!!!!
    Tai a dica, se ainda existe o tal resturante cujo não lembro o nome, visitem e emitam suas notas


    Anderson andyfreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir