terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cariocas do Prado

Você imaginaria dois cariocas perfeitamente adaptados a terras mineiras a ponto de montarem um típico buteco belorizontino, com tira-gosto simples, bom e regado a cerveja gelada? Se desconfia que isso possa ocorrer, vá ao bar dos Porretes, no Prado. Os irmãos Xóbrio e Pórrio, como são conhecidos os donos do bar – apelidos que vieram naturalmente, com o acúmulo de bagagem etílica – fazem questão de dar ao bar a atmosfera do estado que adotaram, a começar pela comida. Maçã de peito e costelinha de porco estão entre os tira-gostos. O blog esteve por lá no sábado. Eu e a Alessandra fomos atraídos pelo anúncio de um osso buco feito pelo próprio Xóbrio ao comentar um de nossos posts – além disso, conforme regra estabelecida por nossa diretoria, visitas têm que ser retribuídas sob pena de danos à irmandade butequística. O osso buco estava irrepreensível, mas Xóbrio avisa. Parte dos tira-gostos não integra diariamente o cardápio. O negócio, então, é o seguinte: se dirija ao local. O que tiver para comer, coma. Reclamações – sei que elas não existirão – neste blog. O bar dos Porretes fica na esquina das ruas Oeste e Calcedônia. Os amantes do futebol têm espaço garantido no local, mas não adianta insistir para passar o jogo do seu time. A escolha da partida é feita de acordo com o número de torcedores de cada equipe presentes no bar. Exemplo: caso coincidam os horários das pelejas de Cruzeiro e Atlético, e no momento dos jogos houver mais cruzeirenses que atleticanos no estabelecimento, a disputa a ser televisionada será a do time da Toca. A regra vale até mesmo quando o time do coração dos donos do bar estiver para entrar em campo. Ambos, como todo bom brasileiro, são flamenguistas.

Por Leonardo Augusto
Foto: Alessandra Mello

6 comentários:

  1. O bar realmente é muito legal e seus donos são muito simpáticos e bons de papo. o que torna o lugar melhor ainda. O único problema são os flamenguistas, mas a gente aguenta. Afinal viva a democracia. abraços

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos confrades,
    Foi inenarrável o prazer de recebê-los. Nossa bodega estará sempre aberta e pronta a oferecer-lhes os mais variados acepipes, regados a cervejas estilo véu de noiva.
    Aproveito para convidar a todos para o aquecimento do Carnaval na sexta-feira, 20/02, a partir das 08h da manhã.
    Evoé
    Xóbrio
    DEG - Porrete Diamantina

    ResponderExcluir
  3. 8 da manhã do dia 20??? Chegarei as 08:18 hs!!
    Hasta!!

    ResponderExcluir
  4. Xobrio, estarei la hj para comemorar meu niver...
    prepara aquele tira-gosto especial, ok..
    Bjim
    Mimi

    ResponderExcluir
  5. Ó... por indicação da Ana (irmã do Lenício), fomos até lá.
    Vamos começar pelo André (figura animadíssima), pena que achou que minha ligação para uma reserva era trote. Mas, tudo bem!
    Depois vieram: a cerveja gelada, o tira-gosto muito bom e convites para outras idas, que já estão todos agendados.
    Ao Buteco Virtual, valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
  6. Danizita, André comentou de sua presença e de seus comensais. Obrigado e sejam sempre muito bem-vindos.

    Xóbrio - DEG
    Porrete Diamantina

    PS Diamantina esse ano foi o ó. Assim que as fotos forem impressas, convidaremos a todos para apreciar o mural.

    ResponderExcluir