quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O buteco personalizado deste buteco

Um dos charmes dos butecos são seus nomes. Existem os clássicos como Bar do João, Bar da Esquina, Bar do Zé, Bar da Ana, Bar do Antônio, Bar do Veio, entre outros que levam a marca de seu próprio dono.
Também existem os sempre criativos que fazem a combinação da palavra “bar”: Barbazul, Barbarela, Bartiquim, Barbados, Barbudos, Ali Ba Bar, Biribar.
Os mais festejados também são os que levam nomes engraçados, numa brincadeira que sempre acaba até marcando o estabelecimento como ponto turístico das amantes de uma boa prosa regada a cevada: Estabelecimento, Bar Iraquiano, Tip Top, Bar Você Que Sabe, TNT Bar, Utopia Bar, Vagalume.
E esse Buteco Virtual também não poderia deixar de ter uma birosca personalizada. Entre os membros da Diretoria, Gustavo e Leo não dariam bons nomes ou combinações criativas ou engraçadas. Coube mesmo aos meus tios Lício e Dalila fazerem a alegria do vasto universo de nomenclaturas. Foram eles que batizaram nosso companheiro: Lenício!
Juro que pensei que nunca encontraria um bar que usasse o nome do nosso companheiro para estampar na sua placa. Ledo engano...
Quem volta do Rio de Janeiro em direção a Minas, já no início da subida da serra de Petrópolis, terá a grata surpresa que tive. Está lá, no cantinho direito de uma curva, o Lenicio´s Bar!!! Um butiquim simples de beira de estrada. Em uma dessas andanças pela cidade maravilhosa, não resisti e parei no Lenicio´s Bar para tomar uma.
A alegria foi dupla, pois nunca imaginei que meu primo Lenício tivesse um homônimo e, também, jamais esperava que o outro Lenício fosse montar logo um buteco!
O Lenicio´s Bar será sempre a nossa parada obrigatória.

Por Gustavo Nolasco (texto e foto)

5 comentários:

  1. Pô... cresci pensando que eu era o único.
    Vale a reflexão...Mesmo que o jornalismo e a fotografia sejam minhas eternas cachaças, quem sabe o meu destino não seja mesmo o outro lado do balcão?

    ResponderExcluir
  2. Srs. Membros do Conselho. Compartilho com vocês a admiração pela criatividade brasileira no que diz respeito a nomes de butecos. Gostaria de compartilhar algumas fotos que possuo e solicito informar para onde enviá-las, uma vez que não achei no blog um link para contatá-los (e não tive paciência para esperar a ressaca passar e procurar direito).
    Evoé
    Xóbrio
    DEG - Porrete Diamantina
    xobrio@porrete.com

    ResponderExcluir
  3. Companheiro Xóbrio, em primeiro lugar, informamos que nosso correspondente Leonardo Augusto esteve no Bar dos Porretes, conforme sua indicação.
    E para a nossa alegria, mande tudo que quiser para butecovirtual@gmail.com

    Seja bem vinda, companheiro!!!

    ResponderExcluir
  4. Sim, meu irmão me falou. Mas essa não conta, já que sequer tomaram uma Serra Malte. Sábado agora teremos osso-buco no fim de tarde. Eis uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  5. jisuis!!!!!!!
    essa foi demais!!
    Primo, eu até sabia que existia um Lenício.. e o pior, o cara pe Lenício Siqueira, acredita?? É de Goiania. Agora, Lenício butequeiro foi demais.. parece que meus pais sabiam o que vinha atrelado a esse nome, né? rsrssr
    bjos
    acho também que vou ao bar dos porretes, já que é pertinho da minha casa rsrs

    ResponderExcluir