segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Costelinha de porco com farofa de couve

Aqui estão duas iguarias da comida mineira que muito me agradam. Me fazem lembrar do tempo que morei no interior, da fazenda dos meus avós, da boa vida de quem mora pelos recantos de Minas e valorizam a boa comidinha caseira. Uma combinação difícil de ser oferecida nos restaurantes e botecos da capital Belo Horizonte, mas fácil de se encontrar em restaurantes de cidades como Tiradentes (Bichinho), Diamantina, na Serra do Cipó, entre tantos outros que não tem apelo turístico. Se não encontrar no cardápio, basta pedir para a cozinheira que ela faz com maior boa vontade, pois os ingredientes estão logo ali, no quintal dela. Não foram raras as vezes que fiz isso e me dei bem. Agora, em casa, você mesmo pode preparar a sua. Não perca tempo. É muito fácil.

Ingredientes

Tenha à mão, 1 kg de costelinha com bastante carne. Um molho de couve com folhas grandes. Um bom tempero caseiro que contenha sal, alho, coentro e pimenta do reino (para quem não gosta de coentro, use apenas sal com alho e pimenta), além de um bom corante, farinha de mandioca fina, uma cachaça de primeira, cebola e cheiro verde. Você encontra tudo isso no velho e bom Mercado Central de Beagá.

Modo de fazer
Limpar a costelinha, tirando o excesso de gordura. Temperar com a mistura especial, mais molho inglês e três colheres de sopa de cachaça. Deixar marinar por 1 hora. Na panela, dissolver uma colher de sobremesa de corante em uma colher de óleo. Colocar a costela e acrescentar meio copo de água. Deixar cozinhar por 30 minutos e, de vez em quando, regar com água para não secar e grudar na panela.
Assim que a carne estiver cozida, acrescentar mais cinco colheres de óleo para fritar a costelinha. Nesse processo que cozinha e frita, a carne fica corada e não muito escura.
Enquanto isso, lavar as folhas de couve e retirar os talos. Talvez seja o momento mais difícil dessa receita: cortar a couve. Colocar as folhas uma sobre as outras e montar um rolo grosso de forma que as pontas dos seus dedos indicador e polegar não consigam se encontrar. Segurar firme o rolo e, com uma faca bem afiada, começar aparando as folhas para que fiquem do mesmo tamanho. Em seguida, iniciar a laminação da couve em fios não muito finos (para a farofa).
Numa frigideira, aquecer uma colher de óleo, juntar um pouco do tempero que usou na costelinha e pouco de cebola picada e pimenta a gosto. Passar a couve por 1 minuto e, fora do fogo, acrescentar a farinha de mandioca.
Quando a costelinha estiver no ponto, retirar da panela e deixar escorrer no papel. Tá pronta essa delícia. Servir a costelinha rodeada de farofa de couve. Cobrir com cheiro verde e cebola. Serve como tira-gosto ou refeição, acompanhada de arroz branco e tutu de feijão.

Por André Gobira (texto e foto)

5 comentários:

  1. hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    deu água na boca!!!!
    Senti o gostinho aqui!!
    AP

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer aqui e aplicar nos canadenses. Tenho certeza que a "turma do hamburguer" (do churrasco de carne moída) vai pirar com um trem tão gostoso desse.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a publicação de receitas culinárias e de dicas sobre artesanato e trabalhos manuais desvirtua o blog. Afinal, num balcão de buteco que se preze não se vê filósofos como nós trocando receitas, ainda que seja comida de reponsa, como costelinha com farofa de couve. Butequeiros falam sobre as profundezas da alma humana, de futebol e da crise mundial. Trocar receitas acompanhadas de fotos retocadas, jamais.

    ResponderExcluir
  4. Como frequentadora deste buteco, discordo da opinião aí. Ter uma boa dica de tira-gosto é sempre assunto de buteco sim e até vale para que os proprietários dos nossos preferidos tenham inspiração para agradarem melhor nosso paladar.

    ResponderExcluir
  5. Vixe!!! Sem querer atrapalhar a conversa de buteco, é bom lembrar que a boa comida alimenta a alma. Filosofar é bom, comer também. E nao tem como falar de buteco, sem falar em comida. E não tem nada de foto retocada, não sô. As fotos foram feitas no meu celular que têm uma câmera boa.

    ResponderExcluir