segunda-feira, 2 de março de 2009

No pé da Serra do Itacolomi

Mariana e Ouro Preto são destinos conhecidos de todos os amantes de uma boemia pelas ladeiras históricas de Minas Gerais. O que poucos sabem é que exatamente no meio do caminho entre as duas cidades está um distrito maravilhoso para quem curte tranquilidade: Passagem de Mariana.
É ali, naquele pedacinho de terra centenária, que está uma boa dica de boteco, o Pé da Serra.
O nome é uma homenagem ao local: fica numa ruazinha tranquila, sem trânsito de carro, ao pé da serra que forma o Parque do Itacolomi e abriga a Serrinha, o melhor conjunto de cachoeiras e poços da região de Mariana e Ouro Preto.
Voltando ao nosso buteco, as qualidades começam pelo dono. O Wander é gente da melhor qualidade, boa praça e que sempre está com ‘um olho no gato e outro na cerveja da moçada”, não deixando o copo secar – qualidade que só os melhores donos de estabelecimento têm.

O tira-gosto também é simples e campeão, desde a porção mista de carne até o feijão tropeiro. E é de impressionar a boa vontade da turma que trabalha com o Wander. Mesmo com a cozinha já fechada, sempre arrumam um jeitinho de não deixar os clientes na mão. Foi assim que, na madrugada, pude degustar uma porção de calabresa com queijo cabacinha.
Agora, o charme mesmo do Pé da Serra fica por conta do frequentador mais ilustre: Toninho. O cara torna inesquecíveis a alegria e a paz do local, quando manda um repertório de responsa no violão. E esqueçam aquelas musiquinhas chatas e repetitivas dos tocadores de violão de buteco como “Bem-te-vi, bem-te-vi...” e “caminhando e cantando...”. A música do violeiro do Pé da Serra e a cerveja do Wander são parada obrigatória para quem passar pelas bandas de Passagem de Mariana.

Por Gustavo Nolasco
Fotos: Angélica Diniz e Ana Paula Franco

3 comentários:

  1. Gugu, quase não tenho te visto pessoalmente, mas pelos meios de comunicação ... Você estava na capa do caderno de carnaval do Hoje em Dia e ontem apareceu na TV Globo, durante o jogo do Cruzeiro. Estava de camisa azul e branca. Bom pelo menos parecia com você. Não conheço Passagem de Mariana, mas sei que lá nasceu um dos livreiros mais famosos de Beaga:o seu Amadeu, dono de um sebo muito bom na Tamoios. Bj

    ResponderExcluir
  2. Lê, pois vc é minha convidada especial para um tour por Passagem! Era eu mesmo no jogo e na Banda dos Farrapos, em Mariana. E deixo aqui meus parabéns atrasado para vc, minha amigona-chegadaça. Vou confessar: o Leo me avisou do seu aniversário antes do carnaval, mas acabou que esqueci exatamente no dia. Felicidades para vc e um beijão no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Só pra contrariar um dos proprietários deste blog, vou comentar (meio atrasada pois estava de férias) que essa foto aí foi tirada durante o carnaval em Mariana e Passagem de Mariana. Ele não queria atrelar o buteco, que é bom em qquer época, ao carnaval. Então fica meu registro que o carnaval com essa tchurma foi inesquecível!!

    ResponderExcluir