quarta-feira, 11 de março de 2009

Delícias de carne de sol

Apesar de levar a fama de produto típico do Nordeste, a carne de sol, pelo contrário, é degustada de Norte a Sul do país. Do Ceará ao Rio Grande do Sul, passando pela Bahia e, claro, por Minas, onde temos excelentes "mantas" vindas geralmente de várias cidades como Montes Claros, Almenara, Teófilo Otoni, entre outras. Nada melhor que um passeio pelo Mercado Central de Belo Horizonte para encontrar, à sua escolha, uma boa carne de sol para oferecer aos amigos em casa.
O preparo varia de acordo com a região, mas para levar uma carne de sol macia para a mesa requer alguns cuidados básicos. Aqui, vou ensinar o processo adotado pela minha mãe, que aprendeu com a minha avó nas bandas de lá do Vale do Jequitinhonha.
Primeiro é preciso dessalgar a carne de sol, de molho por algumas horas, sempre renovando a água. Em seguida, levar direto ao fogo, numa panela larga. Deixar a carne soltar sua água e, quando a panela secar, acrescentar dois dedos de óleo para fritar. Virar a carne, de vez em quando, para fritar dos dois lados e não queimar o fundo.
Quando a carne estiver bem dourada, cortar em pedaços menores e acrescentar um fio de vinagre. Deixar fritar mais um pouco, sem deixar escurecer e ressecar a carne. Ao final, acrescentar fatias grossas de cebola. Aí está uma boa carne de sol que pode acompanhar um feijão tropeiro com arroz branco.
Se a carne de sol for a base do seu prato, a partir de agora começa uma nova etapa.
Hoje, a receita é um delicioso Escondidinho de Carne de Sol.
Pronta a carne de sol, deixar esfriar e desfiar em tiras finas. Numa panela fritar no azeite, alho, cebola, pimentões coloridos picados. Misturar a carne desfiada. Acrescentar pimenta e cheiro verde a gosto e reservar.
Cozinhar a mandioca e passar no espremedor ou processador. Levar a mandioca ao fogo com o leite e a manteiga como se fosse fazer um purê. Ajustar o sal. Quando ferver, adicionar o creme de leite e o queijo parmesão.
O Escondidinho pode ser servido em um pirex ou, individualmente, como entrada, em pequenas vasilhas de porcelana. Fazer uma camada do purê de mandioca e, por cima, a carne de sol. Em seguida, o restante da mandioca. Cobrir com queijo ralado e levar para gratinar.
Se sobrar carne de sol desfiada, reserve ou congele. Será fudamental para a nossa próxima receita. Aguarde.

Ingredientes
-1 kg de carne de sol
-1 kg de mandioca
-½ copo de -leite
-150 g de manteiga
-200 ml de creme de leite
-1 1/2 xícaras de queijo parmesão ralado fino
-Cebola, alho, pimentões verde, amarelo vermelho picados e cheiro verde

Por André Gobira (texto e foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário